Biblioteca do Daniel

Para trás


2

  Vamos resumir: os anarquistas eram poucos, muito heterogêneos e sua principal atividade era, como sempre, a propaganda. Se reuniam numa sala alugada, para "articular" ou fazer palestras educativas voltadas para o público em geral. Vários jornais, pouca notícia. Meu grupo, que durou pouco, foi, no meu entender, uma caricatura dos outros já existentes. Muita gente muito motivada e querendo fazer tudo ao mesmo tempo.

Mas tudo o quê? Havia dois operários, ligados ao movimento sindical; dois estudantes universitários, um concluindo e um querendo largar a faculdade "para se dedicar à causa"; dois anarco-punks assíduos (mas em teoria havia muitos mais); dois porralocas, um estudante de história muito legal e muito "figura", e um ex-viciado em tudo e ex-sarjeta, também muito legal e um dos mais sensatos do grupo; e eu. Uma arca de Noé, não é mesmo?

Ainda preso às normas da Lola, eu não ia às atividades sindicais, que eram participar de reuniões de sindicato, dar nosso recado e sobreviver ao choque de ideologias, que era a parte que machucava mais. Fui a algumas ações planejadas pelos punks, ou seja, panfletagem em Campo Grande (muito chato e sem resultados imediatos) e panfletagem no shopping center na véspera de natal (uma decepção, viramos atração turística).

Um dos sindicalistas viajou para São Paulo, pago para tocar rebu numa reunião do PCB. Todos concordamos que esse cara não tinha nada a ver conosco, e pusemos ele para fora do grupo. A essa altura eu já achava várias coisas:

a) Que só as ações sindicais renderiam alguma coisa;

b) que estávamos nos comportando como facção do PT, indo a lugares que só gente com idéias políticas vai, e tentando gritar mais alto, ao invés de procurar o chamado "povo";

c) que era imoral eu pagar a minha parte no aluguel da sala, na conta da xerox e nos outros gastos, com o dinheiro da Lola. O anarquismo tem que ser coisa de trabalhador, e não de "sustentado". Eu não trabalhava, portanto me encaixava nessa categoria.

Deixei de freqüentar os anarquistas.

(continua)

Sobe

Esquerda Para Frente (Continua) Direita

Desce