Warning: this is an htmlized version!
The original is here, and the conversion rules are here. |
% (find-angg "LATEX/2009-2-MD-prova-2.tex") % (find-dn4ex "edrx08.sty") % (find-angg ".emacs.templates" "s2008a") % (defun c () (interactive) (find-zsh "cd ~/LATEX/ && ~/dednat4/dednat41 2009-2-MD-prova-2.tex && latex 2009-2-MD-prova-2.tex")) % (defun c () (interactive) (find-zsh "cd ~/LATEX/ && ~/dednat4/dednat41 2009-2-MD-prova-2.tex && pdflatex 2009-2-MD-prova-2.tex")) % (eev "cd ~/LATEX/ && Scp 2009-2-MD-prova-2.{dvi,pdf} edrx@angg.twu.net:slow_html/LATEX/") % (defun d () (interactive) (find-dvipage "~/LATEX/2009-2-MD-prova-2.dvi")) % (find-dvipage "~/LATEX/2009-2-MD-prova-2.dvi") % (find-pspage "~/LATEX/2009-2-MD-prova-2.pdf") % (find-pspage "~/LATEX/2009-2-MD-prova-2.ps") % (find-zsh0 "cd ~/LATEX/ && dvips -D 300 -o 2009-2-MD-prova-2.ps 2009-2-MD-prova-2.dvi") % (find-zsh0 "cd ~/LATEX/ && dvips -D 600 -P pk -o 2009-2-MD-prova-2.ps 2009-2-MD-prova-2.dvi && ps2pdf 2009-2-MD-prova-2.ps 2009-2-MD-prova-2.pdf") % (find-zsh0 "cd ~/LATEX/ && dvips -D 300 -o tmp.ps tmp.dvi") % (find-pspage "~/LATEX/tmp.ps") % (ee-cp "~/LATEX/2009-2-MD-prova-2.pdf" (ee-twupfile "LATEX/2009-2-MD-prova-2.pdf") 'over) % (ee-cp "~/LATEX/2009-2-MD-prova-2.pdf" (ee-twusfile "LATEX/2009-2-MD-prova-2.pdf") 'over) \documentclass[oneside]{book} \usepackage[latin1]{inputenc} \usepackage{edrx08} % (find-dn4ex "edrx08.sty") %L process "edrx08.sty" -- (find-dn4ex "edrx08.sty") \input edrxheadfoot.tex % (find-dn4ex "edrxheadfoot.tex") \begin{document} \input 2009-2-MD-prova-2.dnt %* % (eedn4-51-bounded) %Index of the slides: %\msk % To update the list of slides uncomment this line: %\makelos{tmp.los} % then rerun LaTeX on this file, and insert the contents of "tmp.los" % below, by hand (i.e., with "insert-file"): % (find-fline "tmp.los") % (insert-file "tmp.los") \def\sen{\operatorname{sen}} \def\pmat#1{\begin{pmatrix} #1 \end{pmatrix}} \def\bmat#1{\left|\begin{matrix} #1 \end{matrix}\right|} \def\sm#1{\begin{smallmatrix} #1 \end{smallmatrix}} \def\bsm#1{\left|\begin{smallmatrix} #1 \end{smallmatrix}\right|} \def\psm#1{\left(\begin{smallmatrix} #1 \end{smallmatrix}\right)} \def\subst#1{\left[\begin{smallmatrix} #1 \end{smallmatrix}\right]} Matemática Discreta - Segunda Prova (P2) PURO-UFF - 2009.2 9/dezembro/2009 Prof: Eduardo Ochs \bsk \bsk % (find-dn4exfile "edrxdnt.tex") \def\defvelhachar#1#2{\expandafter\def\csname velhachar-#1\endcsname{#2}} \def\velhachar#1{\csname velhachar-#1\endcsname} \defvelhachar .{} \defvelhachar o{\circ} \defvelhachar x{×} \def\jvelha#1#2#3#4#5#6#7#8#9{ \begin{array}{c|c|c} \velhachar #1 & \velhachar #2 & \velhachar #3 \\ \hline \velhachar #4 & \velhachar #5 & \velhachar #6 \\ \hline \velhachar #7 & \velhachar #8 & \velhachar #9 \\ \end{array} } \def\pzero {P_0 \equiv \jvelha o.o .x. o.x} \def\pum {P_1 \equiv \jvelha oxo .x. o.x} \def\pdois {P_2 \equiv \jvelha oxo ox. o.x} \def\ptres {P_3 \equiv \jvelha oxo .xo o.x} \def\pquatro {P_4 \equiv \jvelha oxo xxo o.x} \def\pcinco {P_5 \equiv \jvelha oxo xxo oox} \def\pseis {P_6 \equiv \jvelha oxo .xo oxx} \def\psete {P_7 \equiv \jvelha oxo .x. oox} \def\poito {P_8 \equiv \jvelha oxo xx. oox} \def\pnove {P_9 \equiv \jvelha oxo .xx oox} \def\pdez {P_{10} \equiv \jvelha oxo oxx oox} \noindent {\bf (1)} (Total: 10.0 pontos). Neste problema você vai ter que representar ``formalmente'' o Jogo da Velha em Matematiquês. Lembre que em Matematiquês só temos números, valores de verdade, listas e conjuntos; todos os outros objetos que vimos no curso --- relações, funções, partições, etc --- podiam ser representados como números, valores de verdade, listas ou conjuntos. Vamos usar o símbolo `$\equiv$' para indicar ``mudança de notação'', ou ``é representado como'', ou ``é uma representação para''. Por exemplo, temos um modo óbvio de representar matrizes $3×2$ como um par de listas de comprimento 3: % $$\psm{1 & 2 & 3 \\ 4 & 5 & 6} \equiv ((1, 2, 3), (4, 5, 6))$$ A lista $((1, 2, 3), (4, 5, 6))$ é a {\sl representação formal} da matriz $\psm{1 & 2 & 3 \\ 4 & 5 & 6}$; a matriz $\psm{1 & 2 & 3 \\ 4 & 5 & 6}$ é a {\sl representação como matriz} da lista $((1, 2, 3), (4, 5, 6))$. \msk a) Crie um modo de representar posições do Jogo da Velha em matematiquês, explique como esse seu modo funciona, e dê exemplos. Se % $$\pzero \qquad\text{e}\qquad \pum$$ % como é que essas duas posições, $P_0$ e $P_1$, são representadas? \msk b) Defina o conjunto $A$ de todas as ``posições do Jogo da Velha'' representadas matematicamente do modo que você inventou. Este conjunto pode incluir ``posições'' que não podem acontecer num jogo de verdade --- por exemplo, a posição que tem 9 `$\circ$'s. \msk c) Agora defina uma relação $J$ sobre o conjunto $A$ que diz quando é possível ir de uma posição para outra em uma jogada. Por exemplo, $P_0 J P_1$ é verdadeiro porque em $P_0$ é a vez do `$×$', e se o `$×$' joga em cima a posição $P_0$ ``vira'' $P_1$. Suponha que o `$\circ$' sempre começa --- então se há um número igual de `$\circ$'s e `$×$'s no tabuleiro é a vez do `$\circ$'s. \msk d) Encontre todas as continuações possíveis do jogo a partir de $P_1$. Se você estiver em dúvida do que isto quer dizer e quiser uma explicação totalmente formal, lá vai: seja $B_2 = \sst{P'}{P_1 J P'}$, seja $B_3 = \sst{P''}{P' \in B_2 \text{ e } P'JP''}$, $B_4 = \sst{P'''}{P'' \in B_3 \text{ e } P''JP'''}$, etc; seja $B = \sof{P_1} \cup B_2 \cup B_3 \cup \ldots$; este conjunto $B$ é o conjunto de ``todas as posições possíveis a partir de $P_1$''. \msk e) A relação $J \subseteq A×A$ que você definiu no item (c) tem um número enorme de pares, e seria quase impossível representá-la graficamente. Vamos definir uma relação $K \subseteq B×B$ sobre o conjunto $B$ que você definiu no item (d), por: % $$PKP' \text { se e só se } P,P'İB \text{ e } PJP'$$ Ou seja, se $PKP'$ é verdade então é possível ir de $P$ para $P'$ em uma jogada, e tanto $P$ quanto $P'$ são posições a que podemos chegar a partir da posição $P_1$ definida no item (a). {\sl Represente a relação $K$ graficamente, como um grafo direcionado} --- desenhe todos os elementos de $B$ numa folha de papel e use setas para indicar os pares relacionados. \msk f) Escolhe dois elementos da relação $K$ que você definiu no item anterior e represente-os ``em matematiquês''. \msk g) A relação $K$ é uma função? E a relação $K^{-1}$? Sim, não, porquê? Se alguma delas for uma função diga qual o seu domínio e a sua imagem. \bsk \bsk \noindent {\bf (2)} (Total: 5.0 pontos). Considere a seqüência $(a_0, a_1, a_2, \ldots)$, definida pelas regras $a_0 = 1$, $a_{n+1} = 4a_n$, e a seqüência $(b_0, b_1, b_2, \ldots)$, definida pelas regras $b_0 = 1$, $b_{n+1} = 5a_n$. Prove {\sl formalmente, por indução,} que % $$ınİ\N.\;a_n \le b_n.$$ \bsk \bsk \bsk \bsk \bsk \bsk A prova é para ser feita em duas horas, sem consulta. Responda claramente e justifique cada passo. Lembre que a correção irá julgar o que você escreveu, e que é impossível ler o que você pensou mas não escreveu. Lembre que a resposta esperada para cada questão não é só uma fórmula ou um número --- a ``resposta certa'' é um raciocínio claro e convincente, com todos os detalhes necessários, mostrando que você sabe traduzir corretamente entre as várias linguagens (português, diagramas, matematiquês, etc) e explicando o que você está fazendo quando for preciso. Outra dica: {\sl confira as suas respostas!} \ssk {\bf Boa prova!} % \end{document} \newpage Gabarito: %D diagram velha %D 2Dx 100 +65 +65 +65 +65 %D 2D 100 \pum ---> \pdois %D 2D %D 2D +40 \ptres -> \pquatro -> \pc inco %D 2D %D 2D +40 \pseis \pcinco %D 2D %D 2D +40 \psete -> \poito %D 2D %D 2D +40 \pzero \pnove ---> \pdez %D 2D %D (( \pzero \pum -> \pum \pdois -> %D \pum \ptres -> \ptres \pquatro -> \pquatro \pcinco -> %D \ptres \pseis -> %D \pum \psete -> \psete \poito -> \poito \pcinco -> %D \psete \pnove -> \pnove \pdez -> %D )) %D enddiagram %D $$\diag{velha}$$ % (find-LATEX "2009-2-C4-prova-1.tex") %* \end{document} % Local Variables: % coding: raw-text-unix % ee-anchor-format: "«%s»" % End: