Quick
index
main
eev
eepitch
maths
angg
blogme
dednat6
littlelangs
PURO
(C2,C3,C4,
 λ,ES,
 GA,MD,
 Caepro,
 textos,
 Chapa 1)

emacs
lua
(la)tex
maxima
git
agda
forth
squeak
icon
tcl
tikz
fvwm
debian
irc
contact

Atividade: Forma Rápida, versão low-tech

Baseado em: (find-TH "chapa1-formarap")
Testado em: (find-TH "2011.2-GA" "6a-aula")

A dinâmica: cada grupo de 3 pessoas recebe uma pergunta (eu resolvi criar as perguntas eu mesmo pra ir mais rápido e pros alunos começarem a ter uma noção de que perguntas são mais "abertas", i.e., que admitem mais respostas diferentes e mais discussão); aí durante 3 minutos todo mundo no grupo discute a pergunta, depois uma pessoa é escolhida pra falar durante 2 minutos, e enquanto ela fala as outras escrevem as idéias-chave do que ela falou (como se fosse uma transcrição, mas bem abreviada); depois durante 10 minutos o grupo tenta pôr por escrito o que essa pessoa falou.

As perguntas que eu preparei foram:


(1) O que você sabe (ou supõe) sobre "transferência interna" (pra Niterói)? O que você acha de transferência interna? Como você faria pra descobrir mais sobre?

(2) Em muitas universidades a firma que controla a xerox tem um acordo no qual ela é obrigada a fazer um certo número de cópias de graça para cada estudante. A xerox do PURO não faz isso, e parece que o contrato dela tem um monte de irregularidades? Imagine que você acabou de ser eleito diretor do PURO e descobriu que centenas de coisas são irregulares, e você nem sabe sobre quais você pode falar abertamente sem ser perseguido ou processado. O que você faria?

(3) No meio das férias um aluno do PURO apanhou (um pouco) de três caras que perseguiram ele porque ele era visivelmente gay, mas ele conseguiu correr até a guarita do PURO e escapou. O que você acha disto?

(4) O que faz com que alguns cursos sejam melhores e outros piores? O que é "qualidade de ensino"? Como se consegue "qualidade de ensino"? Pense em várias estratégias (inventadas por você ou que você viu por aí) e descreva-as.


Depois vou pôr aqui as respostas.