Quick
index
main
eev
maths
blogme
dednat6
littlelangs
PURO
(GAC2,
C3TD,
λMDetc)
(Chapa 1)

emacs
lua
(la)tex
fvwm
tcl
forth
icon
debian
irc
contact

Oficina de Software Livre ("anotações executáveis") no PURO/UFF

Página em construção!
Horários aqui: http://angg.twu.net/2019.2.html
O texto de divulgação original (ago/2019):

O professor Eduardo Ochs, do RCN, está procurando interessados em testarem e usarem um projeto de Software Livre que ele vem desenvolvendo há anos, e que até pouco tempo atrás só rodava em Linux. Por enquanto o público-alvo são pessoas que se interessam por programação, mas que não necessariamente fazem algum curso de Exatas, e que lêem inglês razoavelmente bem (porque todo o material é em inglês). O ideal é que as pessoas interessadas tragam seus próprios laptops.

Esse projeto se chama "Eev" e é uma extensão para um editor de texto programável chamado Emacs. A idéia de Software Livre - de pessoas fazerem módulos novos que ficam disponíveis para todo mundo - surgiu a partir do Emacs no início da década de 80, e o Eev é um módulo pro Emacs que nos ajuda a fazer "anotações executáveis" sobre as coisas que estamos aprendendo num formato fácil de editar e de compartilhar.

Quando estamos fazendo alguma tarefa no computador que envolve aprender coisas novas nós normalmente alternamos entre a "tarefa" e as "anotações"; a maioria das pessoas faz as anotações em papel, e a gente aprende, ao longo de anos, a alternar entre o computador e o papel sem se desconcentrar. O eev permite que a gente faça anotações no Emacs ao invés de em papel, guardando, além de texto, a) links para tudo que a gente encontra de interessante, b) os comandos que a gente deu; é como se a gente "gravasse" a nossa interação com o computador num formato fácil de "tocar" (ou "executar") depois.

Mais informações na home page do Eev, http://angg.twu.net/#eev, ou por e-mail: eduardoochs@gmail.com.


Quem, onde e quando:

A oficina é aberta a TODOS OS INTERESSADOS. Eu estou querendo melhorar a documentação e o material de divulgação do eev, e toda vez que eu interajo com alguma pessoa nova eu saio com um montão de idéias sobre como melhorar a documentação atual e como fazer mais vídeos. Apareça!!!

Sobre o horário e o local: o horário vai mudar a cada semana - você pode consultá-lo aqui. Nesse horário eu vou estar sempre em algum destes lugares: na biblioteca, no saguão do IHS, na cantina, no container GP-2, ou no LEACC.

Instruções pra encontrar o LEACC: vá para o saguão do prédio do IHS; encontre a rampa; coloque-se na posição de quem está no térreo se preparando pra subir a rampa, mas não suba; à direita da base da rampa você vai ver uma porta de vidro; o LEACC é uma portinha depois da porta de vidro, depois de uns escaninhos e antes do Departamento de Serviço Social.


Vídeos e textos

Tem alguns vídeo sobre o eev aqui, e eu estou fazendo outros.
O melhor vídeo em português até agora é este: "The three main keys of eev" -
nele eu explico em português um tutorial em inglês. Eu fiz ele em 9/agosto/2019.
Tem um monte de textos sobre o eev aqui: http://angg.twu.net/#eev.


Um screenshot (que eu usei no cartaz de divulgação):

screenshot