Quick
index
main
eev
eepitch
maths
angg
blogme
dednat6
littlelangs
PURO
(C2,C3,C4,
 λ,ES,
 GA,MD,
 Caepro,
 textos,
 Chapa 1)

emacs
lua
(la)tex
maxima
git
agda
forth
squeak
icon
tcl
tikz
fvwm
debian
irc
contact

E-mail do Reginaldo pro ForumPPG em 13/jun/2021

Em 2021 o Carlos Tomei organizou uma série de reuniões por Zoom pra professores de várias universidades do Brasil discutirem ensino online e reformulação dos programas de algumas matérias. Essas reuniões eram anunciadas numa mailing list chamada "ForumPPG" - "Fórum de Pesquisa e Pos-graduação - Matemática e Estatística", mas a gente quase só usava a mailing list pra anunciar o link do Zoom da próxima reunião e pra divulgar o link no Youtube da gravação da reunião que tinha acabado de acontecer. As gravações estão aqui:

Reunião  1: 26/04/2021, http://www.youtube.com/watch?v=JFKrsdDuo7A
Reunião  2: 14/05/2021, http://www.youtube.com/watch?v=hl_JLkHHa-w
Reunião  3: 28/05/2021, http://www.youtube.com/watch?v=jwP3xsFstYw
Reunião  4: 11/06/2021, http://www.youtube.com/watch?v=kvfv6fnNTng
Reunião  5: 25/06/2021, http://www.youtube.com/watch?v=qQvZPKXJSbU
Reunião  6: 27/08/2021, http://www.youtube.com/watch?v=XfOA8kSrhcI
Reunião  7: 17/09/2021, http://www.youtube.com/watch?v=ILhnxAL3iZU
Reunião  8: 24/09/2021,  acho que não existiu
Reunião  9:  8/10/2021, ? - Graham Smith / Savio/Adilson/Guillermo da UFSCar
Reunião 10: 22/10/2021, http://www.youtube.com/watch?v=QzxbKnGwhBE
Reunião 11:  5/11/2021, http://www.youtube.com/watch?v=HAnb6yJkeyA
  O "?" quer dizer "alguém tem essa gravação? Cadê?"

Na quarta reunião (11/junho/2021) eu fiz uma apresentação sobre como eu estava dando aulas por Telegram. Tem mais material sobre essa apresentação aqui. Em 13/junho o Reginaldo mandou a mensagem abaixo pro ForumPPG. O grifo é meu.




Prezados Colegas,

Gostaria de fazer alguns comentários sobre a apresentação que Prof. Eduardo Ochs fez para este grupo.

Como professor do mesmo departamento, me incomodou a impressão final que ele pode ter deixado sobre nosso campus e departamento. Digo isso pela fala final do Carlos Tomei:

"Eduardo está em um situação extremamente sui generis, sendo uma equipe de cursos inteiros numa instituição que tem alunos que têm uma preparação extremamente discutível e ele tem a coragem de adequar o que ele está ensinando ao nível que o aluno está."

Primeiramente nosso campus não se chama mais PURO e sim CURO (Campus Universitário de Rio das Ostras). É um campus da UFF na cidade de Rio das Ostras que tem 6 cursos, dentre eles, Engenharia de Produção e Ciências da Computação.

O professor Eduardo não é uma equipe de cursos inteiros. O que acontece é que aqui, por ser um campus pequeno, temos poucas turmas de uma mesma disciplina por semestre. Por exemplo, GA em geral tem 3 turmas. Por essa razão, algumas vezes, um único professor assume todas as turmas de uma mesma disciplina, mas outras vezes, temos 3 professores distintos em GA. Atualmente, eu estou com 2 turmas de GA e outro professor está com a terceira.

Nossos alunos são alunos da UFF, submetidos aos mesmo ENEM que os alunos de vocês, portanto chegam com as mesmas dificuldades dos alunos de vocês.

Por fim, gostaria de observar que os professores que estão fazendo as apresentações a este grupo acabam levando o nome da instituição e portanto o professor deveria ter mais cuidado nas suas apresentações, principalmente por serem subidas no youtube. É muito preocupante ouvimos a frase "alguns alunos serão faxineiros em firmas de engenharia", não preciso nem dizer como essa frase é problemática em vários níveis. Sugiro que editem o vídeo e cortem essa fala da apresentação ou removam o vídeo do youtube.

Cordialmente,

Reginaldo Demarque da Rocha



Eu respondi isso aqui.


Oi todos,

quando eu disse que "alguns alunos vão virar faxineiros em firmas de engenharia" eu estava pensando neste texto aqui, que foi produzido por um amigo meu durante as greves de 2012:

http://angg.twu.net/quadradinho/quadradinho-2020.pdf#page=74

e numa afirmação que eu fiz no meu slide 17:

http://angg.twu.net/LATEX/2021sobre-aulas-por-telegram.pdf#page=17

e não tive tempo de desenvolver. Vou copiá-la aqui:

Eu fiquei morrendo de vergonha de:
1. não ter coberto uma parte da matéria,
2. ter aprovado um monte de gente que colou

Hoje em dia o meu departamento tem vários mecanismos - além de reprovação! - pra ajudar os alunos que começam a não conseguir mais participar ativamente das aulas e nem estudar direito, e que aí ficam perdidos nas matérias e começam a alternar entre não passar e passar com a nota mínima - talvez em todas as matérias até o fim do curso.

Nas reuniões que tivemos no meu departamento pra conversar sobre como estávamos lidando com as aulas online e pra trocar experiências e idéias - eu participei de três, não sei se teve outras - nós conversamos bastante sobre como fazer com que os alunos interagissem mais nas nossas aulas, e uma colega nossa contou que em alguns momentos de conversa nas aulas dela por Google Meet alguns alunos fizeram desabafos importantíssimos - que fizeram com que ela ajustasse a metodologia dela pra que esses alunos conseguissem participar mais e estudar melhor. Isso me fez pensar a beça em coisas que eu NÃO estava conseguindo fazer - mas deixa eu mudar de parágrafo.

Eu só converso com os alunos por escrito, nos canais de Telegram. A interação é quase toda nos canais das turmas mas de vez em quando alguém me manda uma mensagem privada... na maioria das vezes é algum aluno tímido com alguma dúvida sobre a matéria que ele achava que era uma dúvida burra mas que eu acabo dizendo algo como "cara, essa dúvida é ótima e é algo que não está explicado direito em livro nenhum! Manda pro grupo da turma pra gente discutir lá!", mas de vez em quando é algo correspondente aos "desabafos importantíssimos" das conversas por Google Meet do parágrafo anterior. E, bom, eu passei um tempo super grilado pensando que eu não estava dando chance pros alunos que têm muito mais facilidade de conversar por voz do que por escrito... até me tocar de que 1) tem bastante gente - COMO EU - que fica muito mais à vontade por escrito do que por voz, e 2) eu próprio nesse momento estou me comunicando muitíssimo melhor por escrito do que por voz, e eu tive que encontrar um modo de fazer as minhas aulas serem as melhores possíveis _considerando as minhas limitações atuais_.

Gente, por favor partam do princípio de que todos nós somos adultos escaldados, e que se alguém aqui diz algo que parece "problemático" provavelmente aquela pessoa sabe fundamentar aquilo muito bem.

Abraços,
Eduardo Ochs
http://angg.twu.net/