Quick
index
main
eev
eepitch
maths
angg
blogme
dednat6
littlelangs
PURO
(C2,C3,C4,
 λ,ES,
 GA,MD,
 Caepro,
 textos,
 Chapa 1)

emacs
lua
(la)tex
maxima
git
agda
forth
squeak
icon
tcl
tikz
fvwm
debian
irc
contact

Aplicações, 15/fev/2023 (sobre as reclamações do CAEPRO)

http://anggtwu.net/2023-caepro.html

Eu: Durante esse semestre eu conversei algumas vezes com um amigo meu que dá aula na USP. A área de pesquisa dele é Geometria Diferencial e ele às vezes dá aula de matérias parecidas com C3 pra cursos de Engenharia e Economia, e aí ele me contou bastante coisa sobre o que ele tem feito pra adaptar as matérias dele "pros engenheiros entenderem", e ele mostrou exemplos de como ele dava problemas com unidades, em que por exemplo uma função cujo gráfico era uma parábola virava uma função que dava a espessura de uma chapa de metal num determinado ponto. Eu disse que eu tive muito pouco tempo pra fazer isso em C3 porque eu tinha que cobrir tudo que estava no plano de curso, e os alunos já tiveram muita dificuldade com os exemplos "do mundo" que a gente trabalhou em sala - dois do livro do Miranda e alguns do livro do Silvanus Thompson. Então eu que deu pra eu fazer foi que eu mostrei como fazer contas com unidades de um lado do papel e contas sem unidades do outro em paralelo de modo que as duas contas tivessem exatamente o mesmo formato e fossem bem fáceis de comparar, e além disso em vários momentos eu disse "se vocês quiserem problemas com cara de mundo real procurem nas páginas tais e tais do livro do Thomas".

Eu: Pra mim uma alternativa é pedir que eles mostrem alguns textos e problemas que dependem de C4 e digam "nós gostaríamos que os alunos aprovados em C4 saibam lidar com esses textos e problemas daqui".

Eu: Os físicos também podem fazer isso, aliás.

Reginaldo: Eduardo, acho q você não entendeu. Eles querem q outro professor dê uma turma extra não é por causa de aplicações, é pq eles não querem que os alunos façam disciplina alguma com vc.

Eu: Outra coisa: eu achava que era óbvio que no fim do semestres os alunos reprovados iam fazer um monte de acusações falsas contra mim e contra os meus cursos pra tentar ser aprovados, e eu me preparei pra poder responder todas com provas super sólidas. Mas eu só soube das acusações no dia 9, e por enquanto só deu tempo de fazer dois vídeos cursos mostrando como cada pessoa pode acessar as provas e examiná-las. Faltam outros.