Quick
index
main
eev
maths
blogme
dednat4
littlelangs
PURO
(GAC2,
λ, etc)
(Chapa 1)

emacs
lua
(la)tex
fvwm
tcl
forth
icon
debian
irc
contact

Carta de apoio do coletivo O Estudante em Construção

CARTA DOS ESTUDANTES, AOS ESTUDANTES
Raylane R. Walker
Coletivo O Estudante Em Construção

Passar para uma Universidade Pública não é uma tarefa fácil, o funil do vestibular deixa muito gente de fora, poucos conseguem ter acesso à educação superior. Depois disso, o que esperamos é que esta seja uma maravilha, porém a realidade não é bem assim. Há tempos estamos passando por uma profunda precarização do ensino, que vai desde a falta de salas de aula, laboratórios e professores, até a falta de Assistência Estudantil (alimentação, xérox, moradia, bolsas...), o que impede muitos de nós de concluirmos a faculdade (a UFF possui o maior índice de evasão do estado do Rio). Por isso, não devemos ficar de braços cruzados, precisamos ocupar os espaços de decisão dentro do Pólo, levando nossas demandas e pautando que tipo de universidade e qualidade de ensino nós queremos, essa é uma tarefa de todos.

Por isso, nesta eleição para direção do Pólo, precisamos fazer uma reflexão acerca das plataformas políticas dos candidatos e participar ativamente desse processo.

Vamos eleger aqueles que falam nossa língua, ou seja, que defendem e lutam com agente por um Pólo onde: possamos ter acesso a uma alimentação barata e de qualidade; a uma xérox que sirva para financiar nossas lutas estudantis e não a uma empresa privada, com um preço que seja acessível e todos, geridos pelos centros acadêmicos; onde não haja mais evasão devido à falta de bolsas sociais e moradia; onde possamos ter acesso às atividades que acontecem fora da Universidade, como os Congressos, Seminários e Encontros estudantis, acadêmicos e profissionais; onde o tripé da universidade (ensino-pesquisa-extensão) não seja um sonho ou uma realidade para poucos, mas sim um principio de universidade pública, e para isso precisamos que o quadro de professores seja completo em todos os cursos, todos de dedicação exclusiva, que possam desenvolver projetos dentro da universidade com os alunos e com garantia de bolsas para todos, voltados para a comunidade local a sociedade e a qualificação discente.

Pra isso, precisamos construir uma direção que garanta a participação efetiva de toda comunidade acadêmica e local nos espaços de decisão da universidade, respeitando a autonomia do movimento estudantil, mas, apoiando e construindo as lutas pela consolidação do Pólo, pela qualidade de ensino e trabalho, pela construção de novas salas e laboratórios, ou melhor, dos prédios que serão de fato o Pólo Universitário de Rio das Ostras, e contra os cursos pagos e as políticas de privatistas.

Assim, devido o histórico de lutas dos candidatos em defesa de um modelo de universidade pública, gratuita, laica, democrática e de qualidade, contra o escolão governista, nós do coletivo O Estudante Em Construção e demais alunos, estamos apoiando a CHAPA 1 - TRANSPARÊNCIA E PARTICIPAÇÃO por seu compromisso com a consolidação do Pólo a partir da participação democrática de toda comunidade acadêmica e local, e principalmente por seu compromisso com os alunos e com a autonomia do Movimento Estudantil, na luta por melhores condições de ensino.

Por isso, chamamos você, aluno do PURO, a estar construindo com agente essa nova direção, hastear essa bandeira com agente, na defesa de uma universidade que seja de todos e para todos.

RAYLANE R. WALKER
 
LSR - LIBERDADE SOCIALISMO E REVOLUÇÃO
http://www.lsr-cit.org/
 
CIT - COMITÊ POR UMA INTERNACIONAL DOS TRABALHADORES
http://www.mundosocialista.net/
http://www.socialistworld.net/
 
PSOL SERRAMAR - PARTIDO SOCIALISMO E LIBERDADE
http://psolriodasostras.wordpress.com/
http://psol50.org.br/
 
COLETIVO O ESTUDANTE EM CONSTRUÇÃO 
http://oestudanteemconstrucao.blogspot.com/
 
COLETIVO NACIONAL CONSTRUÇÃO
http://www.coletivoconstrucao.net/

 Chapa 1