Quick
index
main
eev
eepitch
maths
angg
blogme
dednat6
littlelangs
PURO
(C2,C3,C4,
 λ,ES,
 GA,MD,
 Caepro,
 textos,
 Chapa 1)

emacs
lua
(la)tex
maxima
git
agda
forth
squeak
icon
tcl
tikz
fvwm
debian
irc
contact

Sobre a Tentativa de Mudar o ICT de local

A seguir são apresentados os eventos ocorridos nos últimos meses envolvendo o grupo interessado em mudar o ICT de Rio das Ostras para Petrópolis.

Relato dos acontecimentos

- Abril/2013:
a UFF começa a participar de reuniões em Petrópolis no projeto Tecnópolis.
Pela leitura das atas, o nome da UFF é cogitado desde novembro de 2012 (PDF), mas só há uma fala de reunião com o vice reitor em Abril de 2013 (PDF)

- 18/out/2013
Viagem sigilosa de Van feita por um grupo de professores do ICT para conhecer as instalações do CIEP em Petrópolis.

- Setembro, outubro e novembro/2013
Reuniões secretas e conversas do grupo do ICT interessado na mudança negociam o recebimento de novas vagas de professores para o novo campus (ao invés de pleitear vagas para o fortalecimento dos cursos em Rio das Ostras) e benefícios para professores que aceitarem a ideia de mudar para Petrópolis. Nenhuma reunião formal com a participação de todos os professores foi feita.

- 12/nov/2013
Reunião ordinária do Departamento da Computação cancelada. Justificativa: falta de ponto de pauta.

- 20/nov/2013
Mail do Prof. Sidney para os membros do Colegiado de Unidade, ao ser perguntado sobre os boatos que estavam sendo feitos em relação a mudança.
"Mais recentemente tivemos cartas das prefeituras de Itaborai no âmbito do Pólo Petroquímico, da Prefeitura de Petropolis no âmbito Polo Tecnológico Petropolis-Tecnopolis, da Secretaria de Estado Ciência e Tecnologia e do MCTI e ainda da Prefeitura de Itaperuna. Todas essas oportunidades por vezes ganham o mundo antes mesmo de serem oficializadas, por isso podem gerar ruido. Entretanto, não existe razão para segredo ou conspiração." (trecho do mail)

- 21/nov/2013
Reunião ordinária do colegiado do ICT cancelada. Justificativa: falta de ponto de pauta.

- 21/nov/2013:
Sob pressão do Depto de Computação, ocorre uma reunião com a chefe do Depto de Computação e com a chefe do Instituto de Ciência e Tecnologia (esses professores exigiram que a reunião fosse informal) onde são apresentados slides sobre a ida do ICT à Petrópolis, inclusive mapa com ideias de divisão de salas.

- 25/nov/2013:
Foi encaminhado pelo Gabinete da Reitoria ao Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) da UFF de Rio das Ostras um ofício da Prefeitura Municipal de Petrópolis (PMP) o qual propõe à UFF a instalação de um campus fora de sede em Petrópolis. A diretora do ICT dá um prazo até o dia 09/dez/2013 para os 3 departamentos da Unidade se manifestarem formalmente.

- 29/11/2013
"Por problemas burocráticos o documento ainda não foi finalizado, por isso agendamos a oficialização da medida para o dia 16 de dezembro, mas já está tudo acertado, e a cidade nunca mais vai ser a mesma depois que a UFF começar a atuar no município. Por onde a faculdade passa, ela leva tecnologia, pesquisas e atrai pessoas do país todo para atuarem na região.", contou Subsecretário Estadual de Ciência e Tecnologia do Estado.
http://www.tribunadepetropolis3.hospedagemdesites.ws/Tribuna/index.php/manchetes/5118-parceria-pode-trazer-campus-da-uff-para-petropolis

- 01/dez/2013
UFF iniciará atividades na cidade em 2014 com cursos de Engenharia de Produção e Engenharia da Computação, além da abertura imediata de um programa de Mestrado
http://www.tribunadepetropolis3.hospedagemdesites.ws/Tribuna/index.php/manchetes/5161-uff-iniciara-atividades-na-cidade-em-2014-com-cursos-de-engenharia
http://portalpetronews.blogspot.com.br/2013/11/petropolis-ganha-campus-da-uff.html
http://diariodepetropolis.com.br/integra.aspx?e=16676&c=00013

- 02/dez/2013
Mail do Secretário de Ciência e Tecnologia da Prefeitura de Petrópolis, Airton Coelho Vieira Junior, para os professores Marcelle, Flavia, Adriana e Cícero.
"Ficaremos no aguardo de uma manifestação positiva dos professores do ICT para que posamos recebe-los em nossa cidade." (trecho do mail)

- 04/dez/2013
- Reunião com a ADUFF (Sindicato dos Professores) em Rio das Ostras: áudio indexado
- Reunião Departamental da Engenharia de Produção (primeira a tratar oficialmente e formalmente do assunto)

- 05/dez/2013
- Reunião Departamental da Computação (primeira a tratar oficialmente e formalmente do assunto)
- Reunião de professores da EP com alunos. Áudio indexado

- 20/mar/2014
Reunião ordinária do Colegiado do ICT cancelada. Justificativas: greve dos técnicos e falta de pontos para deliberação. E-mails sobre isto, Ata de Petrópolis de 11/mar/2014 (PDF)

Perguntas:

à Reitoria:

1. Gostaríamos de saber se todas as unidades da UFF das áreas de tecnologia e afins estão apreciando essa proposta da PMP? E se a proposta foi feita somente ao ICT, qual foi o motivo de tal atitude?

2. A Universidade que mais oferece vagas nos cursos de graduação presencial no Brasil apóia a ideia de "Unidades itinerantes" que permanecem alguns anos em cada cidade e depois vão embora?

3. Qual a posição da Reitoria em relação à principal atividade econômica do Estado, o petróleo, e o projeto de Interiorização da Universidade? Existe uma preocupação de unir essas duas questões?

4. O que pensam sobre o compromisso que os professores do ICT têm perante os órgãos de fomentos (FINEP, FAPERJ, CNPq, CAPES), os quais financiam as pesquisas, com recursos para equipamentos, pagamento de terceiros, bolsas, material de consumo e aprovação para criação do Mestrado Profissional?

ao ICT:

1. Por que solicitou a manifestação formal dos Departamentos até o dia 09/12/2013 se somente recebeu o documento da Reitoria no dia 22/11? Qual é a pressa? Sabemos que em nenhuma reunião formal na história dos Departamentos do PURO foi colocada a alternativa de mudança do ICT para outra cidade.



Siglas:
ICT: Instituto de Ciência e Tecnologia (RCT)
RCM: Departamento de Computação
RFM: Departamento de Física e Matemática
REG: Departamento de Engenharia de Produção
Professores com cargos administrativos:
http://www.puro.uff.br/organograma

http://www.petropolis-tecnopolis.com.br/atas-e-reunioes
http://www.petropolis-tecnopolis.com.br/?page_id=1180 Atas e reuniões